Casar ou morar junto

images

Sabe aquele sonho de casar de branco, véu, grinalda e aquele buquê vermelho lindo? Pois é nunca tive!

Até hoje eu me pergunto porque as pessoas casam e a maioria diz que é para celebrar o amor, oficializar a relação, fazer a festa para a família, dar segurança para a mulher (ou para o homem etc). Minha experiência com casamentos não é boa. O casal do último casamento que eu fui em 2011 já está separado desde o ano passado e eles já moravam juntos há 5 anos.

As estatísticas não são boas para os casados. As mulheres muitas vezes querem o sobrenome do marido, às vezes a relação está acabando e resolvem tentar um casamento para tentarem dar um up na relação e tudo vai para o brejo.

Mas qual a diferença de morar junto e casar? No dia-a-dia nenhuma. Casados e não casados vivem basicamente os mesmos problemas e rotinas. E para ambos viverem felizes embaixo do mesmo teto por tanto tempo requer respeito, paciência e saber controlar o egoísmo. Não é fácil e crises acontecem.

Aqui na Suécia a diferença entre casamento e morar junto é apenas material, assim como no Brasil. O nome para as pessoas que moram junto, mas não são casadas é sambo. E o nome para veneno e casado é igual: gift sempre me questiono porquê hahaha!

No Brasil a coisa funciona exatamente do mesmo jeito para quem tem união estável(sambo) e para os que são casados (gift):
- união estável divisão parcial de bens na separação e você não é herdeiro obrigatório.
- Casamento divisão parcial de bens na separacão e você será sempre herdeiro necessário.

A separação da união estável sai de graça, sem a necessidade de advogado, enquanto no casamento é tudo mais caro e mais burocrático. Claro que a dor, os problemas emocionais são os mesmos.

Aqui na Suécia você não precisa nem casar nem ter filhos para viver junto com o seu amor legalmente. Basta vocês irem no Migrationsverket e dar a entrada nos papéis para o visto.

Leave a Comment.


4 − = 3