Escolas na Suécia: creche (parte II)

maca-647x330

ADAPTAÇÃO
A adaptação na creche ou escolinha como eu já mencionei aqui é chamada de “inskolning”. Na escolinha da Maya, são 14 dias de adaptação e nesse período os pais vão junto com as crianças e ficam lá por uma hora apenas.

REALIDADE
Quarta-feira então fui lá com Maya. Estava muito positiva, pois eu havia gostado bastante da professora e da estrutura fisica da escola. Chegamos lá na hora combinada, tiramos os sapatos e as jaquetas, e entramos. Junto com a gente tinha mais uma família que também estava fazendo a adaptação da filhinha. Lá dentro só havia 2 crianças e a Maya e a Eli (fazendo adaptação) as outras estavam brincando do lado de fora no parquinho.

Sentei no sofá junto com os outros pais e para minha surpresa Maya não se snetiu à vontade. Ficou tímida e grudada na minha perna. A professora mostrou um ou outro brinquedo mas Maya não se entregou assim tão fácil. Ela olhou uma coisa ou outra, mas ficou o tempo todo de olho em mim para ver se eu estava por perto. Ao fim de uma hora ela estava cansada querendo dormir.

MINHA HUMILDE OPINIÃO
As crianças: Eu achei as duas crianças que estavam lá dentro muito tristonhas. Não davam nenhum sorriso e estavam querendo a mãe. Não choravam, mas estávam meio apáticas.


As professoras
: muito paradonas. Não cantavam, nem fizeram nenhuma atividade dirigida. Simplesmente colocavams uns brinquedos perto das crianças e sentavam na frente delas. Não batiam palma, nem faziam barulhos engraçados com a boca. Qualquer pessoa com a minima experiência com criança sabe que bebês de um ano gostam dessas coisas de barulhos etc. E lá era um silêncio total. Nem parecia uma escolinha.

A comida: ofereceram frutas para as crianças no momento em que a gente estava lá. Mas em nenhum momento vi as professoras oferecendo água por exemplo.

O tempo: eu acho que uma hora é bem pouco tempo para se adaptar a um local. Podia ser no mínimo 3 horas.

Enfim, só ficamos lá por uma hora. Fabio fez a adaptação na quinta e na sexta e teve a mesma impressão. Espero verdadeiramente que façam mais coisas durante o dia, porque caso contrário vai ser um tédio ficar lá diariamente. Coitada da minha filha ;-(

1 Comentário

  1. Olá, Michelle.
    Gostaria de saber como foi feita da adaptação na escola? A impressão continuou?
    Devo me mudar p Suécia e tenho um filho de 2a4m. Estou preocupada com esta parte. Estou procurando o máximo de informações. Vários blogs estão me ajudando bastante.
    Muito obrigada.

    Reply
    • Oi, Olha minha filha já está na escola há uma ano e meio e ela já está bem adaptada com a rotina, com os professores e os coleguinhas. Atualmente estou bem satisfeita, claro sempre tem uma coisa ou outra que se eu pudesse gostaria que fosse diferente, mas pas coisas boas compensam as ruins. O desenvolvimento dela foi muito grande nesses ultimos meses, especialmente relacionado a linguagem. Acho que não haverá problemas na adaptação de seu filho. Boa sorte.

      Reply

Leave a Comment.


6 − 5 =